top of page

AO PROJETAR UM MOBILIÁRIO, QUANDO DEVO USAR DOBRADIÇA ALTA OU A BAIXA?

  • Foto do escritor: Move Hauss
    Move Hauss
  • 28 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

Fala pessoal, tudo bem? Nós acreditamos que muitos colegas já tiveram esta dúvida.


No caso dos móveis planejados ou sob medida, aqui na MoveHauss, utilizamos materiais de alta qualidade e de ótimo custo benefício, além de haver ainda mais capricho na confecção. A parte do custo benefício diz respeito a durabilidade do material, então, mesmo sendo relativamente mais caros, eles apresentam uma maior durabilidade, assim tornando esse tipo de móvel muito mais vantajoso.



Diferença Entre Dobradiça Alta e Baixa


Os modelos mais comuns de dobradiças em moveis sob medida são as retas, também conhecidas como “baixas” e as curvas, também chamadas de “alta”.

A dobradiça baixa é indicada para portas que são totalmente sobrepostas ao móvel, sendo assim, é bem utilizada em armários de cozinha. Já a dobradiça alta é indicada para portas que não são sobrepostas inteiramente nos moveis, aparecendo bastante onde duas portas se abrem ao meio.

É válido ressaltar que todos esses detalhes podem ser escolhidos quando o móvel é confeccionado sob medida, por isso é importante conversar e analisar os prós e contras juntamente com o responsável pelo projeto do móvel.


ree

A importância da dobradiça certa


As dobradiças podem não aparecer muito nos móveis, mas elas fazem toda a diferença na sua funcionalidade. Escolher a dobradiça certa para cada uso e mantê-la em ordem não só te poupa de estresses no dia a dia, como portas que chiam ou não abrem o suficiente em espaços pequenos. Elas também ajudam a preservar o móvel em si: afinal, portas frouxas, emperradas ou com abertura menor do que o necessário não são só inconvenientes: elas acabam, com o uso, desgastando a madeira do móvel.


Quais são os cuidados necessários na hora de comprar dobradiças?


Um dos erros possíveis é subestimar a necessidade de dobradiças. É importante instalar a quantidade necessária para o tamanho do seu móvel e da porta. Por exemplo: Em uma porta grande, é preciso usar mais. Geralmente são utilizadas três, enquanto em uma porta pequena você precisa de apenas duas. Mas não é só na quantidade de dobradiças que você deve pensar antes de ir às compras: outro fator importante é medir o tamanho dos furos do encaixe (também conhecido como caneco.). Para trocar, você precisa saber este tamanho. Do contrário, a dobradiça não vai funcionar. Uma dobradiça de caneco comum geralmente pode ser encontrada em 3 medidas: 26, 35 e 40 mm. Essa medida é o diâmetro de furação para o caneco na porta.


O que acontece quando um ângulo é maior?


As dobradiças de móveis retas têm uma limitação de abertura, ou seja, na hora que são instaladas elas não podem segurar portas que abram ângulos maiores. É aí que entram as dobradiças curvas e super curvas. A diferença entre elas é a capacidade de aplicação: enquanto as curvas são usadas em móveis cujas portas estão parcialmente sobrepostas ao montante, as super curvas são preferíveis quando a porta é embutida à lateral do móvel. Nos dois casos, elas são articuladas para garantir que a porta abra mais que 90º, algo necessário nas portas embutidas.


O que fazer para manter o bom estado da sua dobradiça

Depois que você escolher a dobradiça certa para seu projeto, é hora de garantir que seja feita a manutenção; mantenha-as sempre limpas, evite objetos colocados muito próximos delas dentro de armários (para não forçar o fechamento de portas) e siga o manual do fabricante para a frequência com que elas devem ser lubrificadas. Todos esses cuidados te ajudam a escolher e manter a dobradiça ideal.

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

51 982145481

©2022 por MOVE HAUSS - MÓVEIS E AMBIENTES PLANEJADOS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page